sexta-feira, setembro 16, 2005

Turismo Científico

O Turismo Técnico, também chamado Turismo Científico, une a viagem de lazer ao conhecimento técnico e cultural.
O público-alvo são estudantes e pesquisadores que procuram uma experiência direta dentro da respectiva área de estudo ou interesse.
A importância deste tipo de Turismo não se restringe ao Segmento Turístico, e alcança também a Comunidade Acadêmica, na medida em que há grande troca de conhecimento científico entre o turista e o Núcleo Receptor, e em que se fazem contatos que podem interessar em estudos e negócios futuros.
No Brasil, este tipo de Turismo ainda não foi amplamente divulgado mas já existe alguns Centros de Excelência bastante preparados para receber este tipo de turista. Os roteiros mais consolidados envolvem Arqueologia, Espeleologia e visitas á reservas de Fauna e Flora.
Os projetos que deram certo:
1. A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba(PaqTcPB) criou um programa chamado Incubatour, para que as pessoas possam conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição.
2. As usinas hidrelétricas da CHESF, entre Itaparica e Xingó, também fazem parte de um projeto de Turismo Científico, dentro do qual o visitante tem acesso á uma diversidade de barramentos, numa verdadeira aula da evolução dos equipamentos elétricos e mecânicos ao longo de meio século.
3. A AGROTEC possui um programa de Turismo Técnico & Capacitação Agroambiental, que considera a demanda por conhecimento técnico na área da produção sustentável - criação e manejo de animais silvestres, plantas medicinais, agroextrativismo econômico, etc.
4. A cidade de Monte Alto, em São Paulo, abriga dois centros importantes: O Museu de Paleontologia e o Museu de Arqueologia.
O acervo do primeiro museu é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil, recebidos por doações de amigos e professores. O objetivo principal do museu é divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates à respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.
Horário para Visitantes: Terça a Domingo das 13:00 às 17:00 h para o púplicoEscolas - Excursões: Visitas monitoradas ao museu devem ser agendadas pelotelefone (16) 3242-7845.Endereço: Praça do Centenário s/n - Centro de Artes - CEP: 15.910-000 - Monte Alto/SP
5. O Parque Nacional da Serra da Capivara(PI), administrado pela FUNDHAM(Fundação Museu do Homem Americano), com o apoio do IBAMA, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1991. Segundo Niéde Guidon, arqueóloga diretora da FUNDHAM, o Parque possui uma área de 130 mil hectares e "é uma das áreas remanescentes de ligação entre a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, ocorrida há 7.000 anos. Possui também 545 sítios arqueológicos, com pinturas rupestres que demonstram as primeiras presenças humanas nas três Américas. Estes sítios, atualmente, estão ameaçados devido à proliferação de cupins e formigas, insetos que eram o alimento natural dos tamanduás bandeira, extintos pela ação de caçadores, assim como o tatu canastra. A pesquisadora acredita encontrar no Turismo a solução para o desenvolvimento de umas regiões mais pobres do país, bem como para a Conservação dos Sítios Arqueológicos. As formações geológicas encantam pela beleza, assim como a grande diversidade biológica desta bela região da Caatinga.
Serviço: O aeroporto mais perto da região está localizado em Petrolina(PE), a 350 km do Parque. De lá e do aeroporto de Teresina(PI), a 510 km, saem ônibus para São Raimundo Nonato(PI), município onde está o Parque. Para quem não pode ir até lá, vale(muito) a pena conferir o site: http://www.fumdham.org.br/parque.php

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí, seu post me salvou na facuuuuuuuuuuuuuuuulllllllllllllllllllll!! Valeu, gata!