sexta-feira, agosto 12, 2005

(Criança apontando para a Ilha, na travessia do Rio Sergipe)

A Ilha
Há muita confusão em torno do que nós, sergipanos, chamamos de Ilha, Ilha de Atalaia, ou ainda Barra dos Coqueiros. Espero esclarecer algumas informações, ou pelo menos estar próxima da verdade! Atalaia Nova é o nome de uma praia, que, assim como a Praia da Costa e do Jatobá, estão localizados na Ilha de Santa Luzia(acho maravilhoso este nome, bem que nós poderíamos utilizá-lo com mais freqüência!!). A Ilha pertence ao município de Barra dos Coqueiros.
Mas a discussão sobre a nomenclatura torna-se boba diante dos encantos da tão pouco explorada ilha.
O acesso a este pequeno pedaço de terra, xodó de muitos sergipanos, pode ser feito através de balsa ou pequenos barcos aos quais chamamos tototós, que partem do terminal hidroviário de Aracaju, no Bairro Industrial. É só atravessar o rio Sergipe e em poucos minutos você estará num verdadeiro paraíso. Se preferir viajar por terra, então é só pegar a BR 101. De Aracaju até lá são 80 km.
A praia de Atalaia Nova oferece a melhor infra-estrutura ao turista tradicional, com boas opções de restaurante e águas calmas e límpidas, onde há o encontro do rio Sergipe com o Oceano Atlântico. Para os surfistas, as melhores opções são as praias oceânicas da Costa e do Jatobá.
Mas a dica para passar os melhores dias na Ilha é esquecer todas as preocupações e convenções rotineiras. Deixe todo o stress num lugar muito remoto(mas não vale buscar depois) e abra espaço para receber a energia maravilhosa dos nativos, das praias, dos mangues e da paisagem desenhada por coqueiros e pequenas dunas. Não deixe de curtir as praias ribeirinhas do rio Pomonga, afluente do rio Sergipe. Os passeios de catamarã no local são simplesmente imperdíveis.
Então, tá esperando o que?!

terça-feira, agosto 09, 2005




O atual farol da Coroa do Meio funciona com uma lâmpada elétrica de 220V/1.000W, adaptada no antigo aparelho lenticular(do antigo Farol da Atalaia), adquirido na França em 1886. Foi aceso no dia 12 de julho de 1991.

segunda-feira, agosto 08, 2005



Hmmm...e por falar em caranguejo, o Teimonde possui uma ótima opção para o turista que não domina a técnica de quebrá-lo. As patinhas de lá são ótimas e já vêm prontas para serem devoradas. O Teimonde é restaurante, bar e Clube do Whisky. A parte interna costuma abrigar exposições de artes e fotografia, tornando-o um dos points prediletos dos artistas e intelectuais da cidade. O bar também é vitrine do que há de melhor na música sergipana e brasileira. Vale a pena conferir a programação no site www.teimonde.com.br.
A dica para a próxima quinta-feira é o show da cantora Carla Isabela, que se apresenta ás 22:00h.
Vá lá>Avenida Santos Dumont, 650. Praia de Atalaia. Aracaju, Sergipe. Tel.(79) 32231625(um pouco antes da Passarela do Caranguejo).

Como o principal objetivo deste blog é trazer informações sobre Turismo e Hospitalidade(tanto para o turista como para o profissional), gostaria de inaugurá-lo com um post sobre a minha cidade querida, Aracaju.
Eu tirei esta foto na Orla de Atalaia, em janeiro de 2004, antes da primeira etapa do projeto de revitalização ser concluída. Se já era fantástica antes, agora ficou ainda melhor, sendo citada como uma das mais bonitas por todos os jornais de credibilidade do país.
A imagem foi feita no trecho imediatamente antes da entrada da Passarela do Caranguejo, um dos mais atrativos pontos turísticos da cidade, que é também o grande ponto de encontro dos sergipanos, principalmente á noite. O caranguejo é muito mais do que uma especialidade gastronômica do Estado. Famílias e amigos tradicionalmente se reunem para comer caranguejo, e a conversa acontece entre uma e outra martelada nas patinhas do crustáceo. É um ritual sagrado.